domingo, 14 de junho de 2009

Os três principais comprometimentos de vida de Sua Santidade o Dalai Lama


Os Três Principais Comprometimentos

Em primeiro lugar, como ser humano, o comprometimento de Sua Santidade é a promoção de valores humanos como a compaixão, o perdão, a tolerância, o contentamento e a autodisciplina. Todos os seres humanos são iguais. Todos nós queremos a felicidade, e todos nós queremos evitar o sofrimento. Mesmo pessoas que não têm religião reconhecem a importância destes valores humanos para tornar suas vidas mais felizes. Sua Santidade refere-se a estes valores como sendo da ética secular, leiga. E mantém-se comprometido a falar da importância destes valores humanos, e citá-los a todas as pessoas que encontre.

Em segundo lugar, como praticante religioso, Sua Santidade está comprometido com a promoção da harmonia religiosa e do entendimento mútuo entre as maiores tradições religiosas mundiais. Não obstante as diferenças filosóficas, todas as grandes religiões mundiais têm o mesmo potencial de criar bons seres humanos. Assim, é importante que todas estas tradições respeitem-se umas às outras, e que cada uma reconheça o valor das demais. Uma única verdade e uma única religião são relevantes no nível individual. Entretanto, no nível mais amplo da comunidade, muitas verdades e religiões são necessárias.

Em terceiro lugar, Sua Santidade é tibetano, e tem as responsabilidades de ser o Dalai Lama. Os tibetanos depositam sua confiança nele. Portanto, seu terceiro comprometimento é com a causa tibetana. Sua Santidade tem a responsabilidade de agir como porta voz livre dos Tibetanos em sua luta por justiça. Este terceiro comprometimento cessará, tão logo uma solução mutuamente benéfica para tibetanos e chineses seja alcançada. Entretanto, os dois primeiros serão mantidos até seu último alento.

Fonte: http://www.dalailama.org.br, traduzido e revisado por Inez Campos.